O Brasil não é mais corrupto que a Itália

O Brasil não é mais corrupto que a Itália


O Brasil não está entre os países mais corruptos do mundo.

Sem dúvida, a luta contra a corrupção no Brasil está longe de estar vencida. Mas sem esse vira-latismo de “entre os mais corruptos do mundo”. Pelo contrário, se os países forem divididos ao meio entre mais corruptos e menos corruptos, o Brasil está hoje entre os MENOS corruptos do mundo (entre 177 países é tido como o 72o país menos corrupto, e 14o de 28 países em nível de suborno). Já se forem divididos em 3, o Brasil está bem no meio; o copo está meio cheio e meio vazio. E isso pq a Transparência Internacional não coletou dados de suborno de muitos países africanos e asiáticos.

“Corrupção custa 120 bilhões de euros à Europa por ano”
http://bbc.in/1U9mFCu

Para comparar, o PIB da Europa é de 14,3 trilhões, então a corrupção lá custa 0,8% do PIB. Isso é 1/3 do que custa no Brasil. É muito menos, mas não se pode dizer que a corrupção no Brasil é 10x maior.

A comparação com os EEUU é ainda menos contrastante. Os EEUU está somente 4 posições à frente do Brasil, e sua vantagem em pontuação por suborno é somente 0,4 (7.7 do Brasil contra 8.1 dos EEUU). Com a Itália, então, não há diferença: tem só 1 ponto de vantagem sobre o Brasil em nível de suborno, e é percebida como só 1 p.p. menos corrupta que o Brasil. Pau a pau.

Vale também dizer que a Transparência Internacional olha somente a corrupção no baixo clero. No alto clero a corrupção é muito maior e mais nefasta. Aí estamos falando da corrupção de mega-conglomerados da indústria drogas leves, e.g. álcool e tabaco, e de drogas “medicinais” capturando Estados para terem seus produtos aprovados, da indústria bélica para promoverem guerras, e do setor financeiro para, além de conseguir a desregulação de mercados, promover todas as outras indústrias que financia.

Imagens:
http://bit.ly/1sRJ4yO
http://bit.ly/1NQ0zZB

 

O post O Brasil não é mais corrupto que a Itália apareceu primeiro em O Contraditório.

Comentários