Será que as escolas federais são melhores porque são poucas?

Será que as escolas federais são melhores porque são poucas?


Há 10 anos atrás, em 2004, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) propôs federalizar a educação básica. Sua proposta era converter as escolaspúblicas estaduais e municipais em federais. No ano passado, em 2013, o senador submeteu ao Senado o PDS 460/2013, que propõe um plebiscito para perguntar aos eleitores se eles concordam com a federalização. Baixe aqui a proposta completa: http://bit.ly/1sQB8ha

Um dos argumentos do senador para a federalização é que o desempenho das escolas federais é substancialmente melhor que o das municipais e estaduais. De fato, comparando os resultados do ENEM 2012 entre as 4 redes, fica evidente que as federais, não só são destacadamente melhores que as estaduais e municipais, como são tão boas quanto – em grande parte até melhores! – que as particulares.

O gráfico abaixo mostra o número de alunos cujas escolas têm ENEM médio acima de cada corte. As federais não só são melhores na média, como são melhores percentil a percentil que as estaduais e municipais (têm dominância estocástica de 2a ordem, para os entendidos). A metade de cima dos alunos das federais se saíram até um pouco melhor que a metade de cima dos das particulares.


É fato que as federais são mais concorridas. Será que são mais concorridas porque são melhores, ou são melhores porque são mais concorridas? Qual será o seu segredo?

Como há muito menos vagas em escolas federais que estaduais, e elas de fato pagam melhores salários aos seus professores, é possível que acabem selecionando somente os melhores alunos. Se têm melhores alunos, é razoável também atraiam os melhores professores. É por isso que são melhores?

Não é. Se fosse, quanto mais escassas fossem as vagas em escolas federais melhor seria o seu desempenho em relação às estaduais. O 2o gráfico mostra, por UF, quantas vagas em escolas estaduais há para cada vaga nas federais versus quanto da média das federais as estaduais alcançaram. Em SP há 749 vagas em escolas estaduais para cada vaga numa federal, em MS são 93. Em SP as estaduais conseguiram 0,89 para cada ponto no ENEM das federais, no MS foram 0,75. Ou seja, as vagas em federais são 8 vezes mais escassas em SP do que no MS, e ainda assim as estaduais de SP desempenharam 20% melhor que as do MS em relação às federais de cada estado. A relação aqui é inversa ao que se presumia. Olhando o gráfico fica claro que, ou não há relação alguma, ou separando as UFs em dois blocos – um com SP, CE, AC, PR e MS, e outro com o resto – a relação é a mesma que entre SP e MS: quanto mais competitivas as escolas federais, menos elas despontaram em relação às estaduais.


Então, não, as escolas federais não são melhores porque são mais concorridas. Elas são mais concorridas porque são melhores mesmo.

O post Será que as escolas federais são melhores porque são poucas? apareceu primeiro em O Contraditório.

Comentários