EUA é mais corrupto que o Brasil


EUA é mais corrupto que o Brasil


Em um post anterior mostramos que o Brasil NÃO está entre os países mais corruptos do mundo.
Demonstramos isso em termos absolutos. E em termos relativos? Como está o Brasil em relação a outros países relativamente à sua renda média? Afinal, o que coíbe a corrupção num país é a força das suas instituições, e instituições fortes custam dinheiro.
O gráfico acima mostra renda média no eixo X, e grau de suborno no eixo Y (quanto maior a pontuação, menor o nível de suborno). É visível a correlação entre os dois. Em média, para cada 1 ponto de melhora no nível de suborno, o país precisa triplicar a renda per capita. Não é fortuito então – e muito menos gratuito! – que Nova Zelândia, Suécia, Noruega, Japão e Austrália estão entre os menos corruptos do mundo.
Primeiro é mais fácil comparar com México e Rússia, que têm a mesma renda média que o Brasil. É visível que há muito menos suborno no Brasil do que nestes dois países. Podemos também comparar com países mais ricos que o Brasil. Veja que, comparativamente à renda, o Brasil está melhor que os EEUU, e não está pior que a Coréia. Está, sim, definitivamente melhor que a Itália e que a Grécia (comparado a esta última, está melhor em termos absolutos mesmo). Os países que realmente merecem menção honrosa, e que servem de exemplo ao Brasil dada a proximidade geográfica, cultural e de renda, são Uruguai e Chile.

O post EUA é mais corrupto que o Brasil apareceu primeiro em O Contráditorio.

Comentários